Em qualquer organismo a matéria viva esta presentee sujeita constante processo de desgastes natural.Assim,para que os componentes quimicos dos seres vivos desepenhem adequadamente seus papéis biológicos mantendo o que se chama de '' equilibrio biologico"pode-se compensar o desgastes de íons e de moleculas diversas contidas nos alimentos, a função mais basica dos alimentos são as fornecer matéria prima , tanto para contrução quanto para o crescimento e a manutenção dos seres vivos.
Os íons e as molécolas contidas neles representam o ponto de partida para a confecção da matéria viva,que permite a construção e o crescimento do organismo, os seres vivos, além de obterem'' matéria prima'' e energia dos alimentos por isso que se diz que o alimento atua como combustiveis.
O "metabolismo" denomina-se o conjunto dos mecanismo quimicos que permitem as células transformar e utilizar as substâncias adquiridas e sintetizadas, ou seja esse termo quer se refirir ao conjunto de atividades bioquimicas que se processam no organismo.
O metabolismo pode se dividido em duas etapas anabolismo e catabolismo
o anabolismo compreende na parte construtiva do metabolismo na qual ocorre a produção de substáncias que constitue a matéria viva do organismo.ja o "catabolismo" representa a fase destrutiva do mentabolismo, na qual ocorre a degradação dos compostos organicos.
A extração de energia contida nas moléculas orgânicas dos alimentos é feita pelo um processo denominado "respiração celular" para realizá-lo as células podem ou não utilizar o gás oxigenio ( O2) se esse gás for utilizado , a respiração é chamada aeróbica caso contrario a respiração é anaeróbica
quinta-feira, 29 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário